About the author
Emanuel Santos
I'm passionate Web Developer and entrepreneur from Lisbon, Portugal. I started working with software when I was fourteen, programming C and Pascal in MS-DOS. Years later I studied Software Engeneering at Instituto Superior Técnico.

My formal web development career started in 2007 right about the time I launched my health portal, Em Forma.

This is my blog about web development, financials and everything web related.
Contacts
[email protected]
+351 966 505 906
emanuelabreusantos
Social presence

Quando alguém começa a produzir conteúdos para a internet, deve lembrar-se que vai publicar esses conteúdos num local onde já existe diversa informação sobre os mais diversos assuntos. Por isso, é importante que tenha em atenção diversos fatores, tais como a formatação, a qualidade e a quantidade de informações. Conheça alguns dos métodos que o poderão ajudar a tornar-se num bom produtor de conteúdos para a internet.

Tema do Texto

Conhece alguém que costume passar os olhos pelos jornais todas as manhãs? Poucas são as pessoas que lêem todo o jornal, do princípio ao fim. Normalmente, aquilo que as pessoas fazem é passar os olhos nos títulos dos artigos e ler aqueles que mais chamam à atenção.

Na internet as coisas também funcionam assim. Alguém faz uma pesquisa num motor de busca e abre uma página que fale sobre o assunto que está a pesquisar. Mas, após ler esse artigo, normalmente surgem diversas sugestões de artigos relacionados e que a pessoa poderá gostar. Se o tema do artigo for chamativo, a pessoa clica e lê mais esse artigo. Caso contrário, a pessoa sai do site e regressa ao motor de busca.

Assim, é muito importante que você pense bem no tema que vai dar ao artigo. Este deve informar sobre o assunto que o artigo aborda, mas deixar a pessoa com curiosidade para lê-lo.

Qualidade do Texto

Quando alguém começa a ler um texto, espera que este tenha informações satisfatórias e que acrescente algo àquilo que a pessoa já leu em todos os outros sites. Se o seu texto não tiver informações relevantes, dificilmente o leitor irá ler outros textos no seu site e, muito provavelmente, nunca mais irá visitá-lo.

Se você quer fidelizar visitante, então é importante que você crie conteúdo de qualidade e que introduza algumas novidades em relação a todos os outros.

Tamanho do Texto (Quantidade)

Quando alguém começa a ler um texto, espera conseguir as informações que procura num curto espaço de tempo. Por exemplo, se alguém faz uma pesquisa num motor de busca com base numa expressão que existe no seu texto, mas depois encontra um texto muito extenso, muito provavelmente irá desistir de ler o texto. Mas, se a pessoa encontrar essa expressão num texto mais curto, mesmo que não encontre todas as informações relevantes nesse texto, desde que você as tenha disponíveis no seu site e faça referência a elas, a pessoa irá ler outros textos.

Assim, quando você pretende escrever um texto sobre algum assunto mas nota que o texto ficará muito extenso, o ideal será criar vários textos divididos em partes (Parte I, Parte II, etc…). Desse modo, quando a pessoa é direcionada para um dos seus textos, ela terá curiosidade de ler as restantes partes.

Formatação do Texto

Além de não dever ser muito extenso, o texto também deve estar dividido em subtemas. Isso ajuda a que o seu artigo não se torne muito cansativo para quem o lê.

É também importante que, além dos subtemas, você possa redigir textos com fases curtas e fáceis de entender. Se possível, crie também listas pois isso torna o texto muito mais interessante.

Outros Cuidados Importantes ao Produzir Conteúdo

Além dos pontos já focados, é importante que você coloque imagens nos seus textos e ainda, que escreva de uma forma que qualquer pessoa, mesmo que seja leiga na matéria, consiga entender.

Se você tiver em atenção todos os estes aspetos, então você se tornará num excelente produtor de conteúdos para a internet.



Escrito por Emanuel Santos em Junho 15, 2012.